Experiências

Lisboa sob os holofotes

Portugal voltou a figurar como um destino em alta e sua capital, Lisboa, tem estado sob os holofotes em razão de uma certa efervescência cultural, intelectual e econômica que agita a cidade. Modismos à parte, Lisboa é sempre um charme, com suas ruas, vielas, grandes e pequenas praças, monumentos e museus… A seguir, um roteiro para relembrar as muitas atrações da cidade:

Uma boa dica é começar a visita à capital pelo centro histórico, andando a pé ou de tuk tuk. Há mais de 600 anos o coração da cidade, a BAIXA foi amplamente reconstruída conforme os princípios do planejamento moderno depois do grande terremoto de 1755 que destruiu Lisboa. Duas grandes praças definem o bairro: a Praça do Rossio e a linda Praça do Comércio, com suas fontes e edificações históricas. Há ainda o bonito calçadão de pedestres da rua Augusta e o Arco com o miradouro, que oferece uma linda vista da capital e do Rio Tejo. Também é possível observar a cidade de cima nos famosos ascensores, como o Elevador Santa Justa, estrutura de ferro fundido inaugurada em 1902.

Os elevadores, aliás, levam até outros bairros, como o tradicional CHIADO, repleto de livrarias, lojas charmosas e cafés, a exemplo da emblemática cafeteria A Brasileira, fundada em 1905 e costumeiramente frequentada por Fernando Pessoa (1888-1935). Ali fica a conhecida estátua em bronze do poeta à mesa. O Chiado também é uma área cultural importante, com vários teatros e museus. Entre eles, o Museu do Chiado dedicado à arte contemporânea portuguesa.

Outro bairro tradicional de Lisboa é a ALFAMA, de influência muçulmana – o próprio nome deriva do arábico al-hamma, que significa fontes ou banhos. A dica é caminhar pelo labirinto, de ruas estreitas e praças pequenas, que abriga restaurantes e casas com lojas no térreo, mercearias, cafés. Aproveite para visitar o Castelo de São Jorge, um dos principais pontos turísticos da capital. Como o castelo fica numa colina, a vista da cidade também é incrível dali.

Já os grandes monumentos que fazem referência à Era do Descobrimento ficam em BELÉM. Em formato de caravela, o Padrão do Descobrimento, erguido em 1940, é uma homenagem a esse momento único da história do país. Há ainda a Torre de Belém, construída como um farol fortificado para guardar a entrada ao porto – hoje um dos principais cartões-postais de Lisboa – , e o lindíssimo Mosteiro dos Jerônimos, edificação histórica com mais de 500 anos e um dos principais exemplos do exuberante estilo arquitetônico manuelino que caracteriza muitos monumentos do século 16. No bairro também fica o MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, de grande interesse artístico, científico e arquitetônico.

Bairro mais novo de Lisboa, o PARQUE DAS NAÇÕES surgiu a partir de um programa de renovação urbana desenvolvido para a Exposição Mundial de Lisboa realizada em 1998, a Expo 98. Na parte central do bairro, fica a Gare do Oriente, estação de trem, ônibus e metrô, famosa pelas colunas em vidro e aço inspiradas pela arquitetura gótica. Mas há mais atrações: o teleférico que proporciona vistas espetaculares; o Oceanário, um grande aquário central, com 5 milhões de litros de água salgada e quatro hábitats marinhos; e o Pavilhão do Conhecimento, museu de ciências.

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Experiências Recentes

Contate-nos
______

Sinta-se à vontade em nos contatar utilizando o formulário ou ligando para a gente.

Endereço
______

Praça Dom José Gaspar, 134 11º andar Cj. 112
São Paulo – SP
CEP: 01047-912

© 2021 Monark Turismo | Todos os direitos reservados

developed by

error: